sábado, 11 de maio de 2013

Prevenção da Aterosclerose Através da Nutrição

          Os lipídeos fazem parte de uma dieta equilibrada (mínimo 20% e máximo 35% do Valor Energético Total) e desempenham diversas funções no organismo, tais como hormonais, estruturais e energéticas. Cerca de 95% da ingestão de lipídeos na dieta humana é na forma de triacilgliceróis (três ácidos graxos esterificados com uma molécula de glicerol), e em menor quantidade, nos 5% restantes, estão os ácidos graxos livres, fosfolipídeos, colesterol (núcleo esteróide e cauda ramificada de hidrocarbonetos) e esteróis vegetais. Esses lipídeos são obtidos em uma dieta equilibrada através de óleos (origem vegetal) e gorduras (origem animal), as quais são diferentes quimicamente, pois as gorduras contém ácidos graxos saturados e os óleos contém ácidos graxos insaturados, e essa diferença química possui grande impacto na bioquímica do corpo humano.
          O triacilglicerol obtido na dieta é clivado através de enzimas para liberar ácidos graxos, que serão utilizados para obtenção de energia. Quando a quantidade de ácidos graxos que o corpo necessita para obtenção de energia é ultrapassada, o corpo os converte em triacilgliceróis no fígado e eles são exportados com alipoproteínas específicas para adipócitos e miócitos, formando o VLDL (Very-Low-Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de Baixíssima Densidade).
          Quando lipoproteínas do tipo VLDL perdem moléculas de triacilglicerol que estão acopladas a elas, formam-se VLDL remanescentes, e sua contínua degradação produz o LDL (Low-Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de Baixa Densidade). Logo, a quantidade de LDL, lipoproteína rica em colesterol, formada no organismo está intimamente relacionado à ingestão de lipídeos na dieta.
          A fim de se evitar a doença, é recomendada a ingestão de uma dieta balanceada e harmoniosa, onde a necessidade de lipídeos seja suprida, porém obtendo-os principalmente na forma de óleos (origem vegetal), os quais contêm ácidos graxos insaturados. Há estudos que indicam que a ingestão de ácidos graxos saturados está relacionada com o aumento do nível do colesterol total e LDL, enquanto os ácidos graxos insaturados tem o efeito contrário. Apesar de a mídia sempre veicular que o colesterol é prejudicial ao organismo, há uma necessidade diária que precisa ser suprida, pois, por exemplo, a síntese de Vitamina D é feita a partir de colesterol.
          Uma forma de também se evitar a doença, seria uma dieta rica em fibras (parte dos vegetais que resistem à digestão)as quais podem ser obtidas através da ingestão de leguminosas, pois elas se ligam aos sais biliares, forma de o fígado excretar colesterol, e com isso aumentam a sua excreção pelas fezes. Isso ocorre de tal forma, que há uma drenagem do colesterol, o qual além de consumido na dieta, também é sintetizado em várias células do corpo humano, diminuindo a sua concentração no plasma sanguíneo, fazendo da fibra um agente antiaterosclerogênico.

Fontes: J. E. Dutra-de-Oliveira. Ciências Nutricionais – Aprendendo a Aprender. 2ª Edição.
Lehninger. Principles of Biochemistry – Fourth Edition.
Maurice E. Shils – Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. 9ª Edição.



- Por Júlia Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário