domingo, 5 de maio de 2013

10 dicas para a prevenção da Aterosclerose.

Hoje vou falar um pouquinho sobre as formas de prevenção da Aterosclerose, tendo como base uma reportagem encontrada no Blog do Dr. Ricardo Teixeira que falava sobre a doença. Essa postagem se resume em 10 dicas simples, mas que serão de grande ajuda para àqueles que não sabem o que é ou conhecem pouco sobre a doença, espero que elas sejam aproveitadas e seguidas. 

1- É proibido fumar!
O cigarro “engrossa” o sangue, aumentando sua tendência a formar coágulos, é um agente que danifica as artérias, fator que contribui para o avanço da aterosclerose. O cigarro ainda atrapalha o desempenho durante o exercício físico, piora os níveis de colesterol e da pressão arterial.  

2- Fazer atividade física de intensidade moderada por pelo menos 30 minutos, 5 vezes por semana.
O exercício físico “afina” o sangue, reduzindo sua tendência a formar coágulos. Além disso, ajuda a controlar o peso, é benéfico para a pressão arterial e para os níveis de colesterol e ainda ajuda a reduzir o estresse. Todos esses efeitos previnem a aterosclerose.

3- Reduzir o estresse.
O estresse está associado a um aumento de substâncias circulando no sangue, como a adrenalina, que quando elevadas de forma crônica, podem aumentar a tendência de coagulação do sangue, piorar os níveis de colesterol e reduzir o calibre dos vasos (aumentando a pressão arterial).                    
                              
4- Ingerir frutas, vegetais e grãos integrais todos os dias.
Recomenda-se o consumo de pelo menos cinco porções por dia de frutas e vegetais. Usando-se um copo como referência, uma porção significa: ½ copo de frutas picadas, ou ¾ copo de suco natural, ou 1 copo de folhas verdes, ou ½ copo de vegetais crus ou cozidos. O benefício é devido ao poder antioxidante das frutas e vegetais que servem como um anti-inflamatório natural, prevenindo a aterosclerose. Também é recomendável que pelo menos metade dos grãos ingeridos sejam integrais, por serem ricos em fibras. Esse maior conteúdo de fibras promove um melhor controle do peso, pois provocam saciedade mais rápida e ainda melhoram os índices de colesterol.

 5- Não exagerar na gordura animal e no sal.
Quase toda gordura animal pode ser classificada como gordura saturada ou rica em colesterol, e são esses os maiores fatores alimentares para o aumento dos níveis de colesterol no sangue e seu consequente acúmulo nas artérias. O sal também deve ser usado de forma moderada, já que o excesso de sal na dieta de algumas pessoas pode causar ou piorar a hipertensão arterial, um dos maiores fatores de risco para o infarto do coração e acidente vascular cerebral.

6- Não exagerar na gordura trans.
As gorduras trans, além dos seus alimentos de origem, podem ser formadas por processo industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida (gordura hidrogenada). É importante ficar atento aos biscoitos, sorvetes, salgadinhos de pacote, margarinas, entre outros produtos industrializados. As gorduras trans aumentam o nível de colesterol no sangue e hoje é obrigatório o fabricante informar a quantidade desta gordura no alimento. 

7- Ingerir as gorduras saudáveis.
Hoje sabemos que populações que comem bastante azeite como na ilha grega de Creta, têm menos problemas vasculares do que populações que comem pouca gordura, como é o caso do Japão. Além do azeite, os demais óleos vegetais, peixes, nozes e castanhas são ricos em gordura insaturada, que reduz os níveis de colesterol. O ômega-3 é um dos componentes dessas boas gorduras e é por isso que se recomenda comer peixe pelo menos duas vezes por semana, especialmente salmão, sardinha, truta ou atum.

 8- Bebidas alcoólicas só com moderação: até uma dose por dia para mulheres e até duas para homens.
O consumo excessivo de álcool pode levar ao aumento de gordura no sangue (triglicérides), elevação da pressão arterial, e pode levar à obesidade por ser um alimento bastante calórico. Todos esses fatores aumentam o risco de eventos vasculares. Entretanto, o uso moderado de álcool pode promover melhora dos índices de colesterol e pode ainda reduzir a tendência de coagulação do sangue. Esses efeitos parecem estar bastante associados ao fator álcool, mas estudos apontam para um benefício ainda maior no caso do vinho tinto, por propriedades antioxidantes próprias da uva. 

9- Controlar a quantidade de calorias.
Consumo diário = gasto diário. A obesidade é um sério fator de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial, diabetes, aumento dos níveis de colesterol, infarto do coração e acidente vascular cerebral.

10- Dormir 30 minutos após o almoço faz bem ao coração.
Alguns estudos vêm demonstrando uma redução na mortalidade por doenças do coração em populações que têm o hábito de tirar uma soneca após o almoço, e os efeitos são mais visíveis entre homens que trabalham.

Fonte:
- Site: http://consciencianodiaadia.com/2010/03/22/as-10-atitudes-mais-importantes-para-prevenir-a-aterosclerose-previdencia-vascular-parte-2/

Por Amanda S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário