sábado, 18 de maio de 2013

Dislipidemia Aterogênica

Hoje vamos falar um pouquinho sobre Dislipidemia Aterogênica, uma doença que ataca principalmente os adolescentes e que é precursora da Aterosclerose.

Dislipidemia 

            É qualquer forma de alterações lipídicas e/ou lipoprotéica. São classificadas em dois tipos: 

* Laboratorial: utiliza a forma de Fredrickson, na qual são utilizados os valores de colesterol, triglicérides e lipoproteínas (não inclui as HDLs). 
* Etilógica: se divide em duas. 
- Primária: tem como origem defeitos genéticos. 
- Secundária: tem como causa principal outras doenças (diabetes, obesidade, hipotireoidismo, anorexia nervosa, bulimia e etc), uso de medicamentos (diuréticos, anticoncepcional, betabloqueadores, etc) e /ou estilo de vida (sedentarismo, fumo alcoolismo).

Dislipidemia Aterogênica 

          É uma anomalia das lipoproteínas. É caracterizada por um conjunto de anormalidades das lipoproteínas ocorrendo juntas.

- Componentes que constituem:

1º) Hipercolesteromia branda: uma concentração de LDL-colesterol sérico variando de 130 a 159 mg/dl (considerado muito alto). Desde que o paciente tenha alguma elevação de LDL é um pré-requisito para a aterogênese. Quando essa elevação é considerada brandamente elevada, pacientes com dislipidemia aterogênica desenvolvem DAC prematuro.
2º) Hipertrigliceridemia branda a moderada: pessoas que possuem dislipidemia aterogênica, possuem alguma elevação nos triacilgliceróis plasmáticos. Usualmente é causada pela produção hepática aumentada de VLDL secundária a obesidade e podem ser aumentadas mais ainda na ausência de atividade física ou por altas ingestões de carboidratos. Há duas categorias de elevação dos triacilgliceróis:
- Hipertrigliceridemia branda: triacilgliceróis 150 a 199 mg/dl.
- Hipertrigliceridemia moderada: 200 a 500 mg/dl.
3º) Partículas LDL Densas Pequenas: é uma anormalidade no tamanho da partícula LDL anormalmente pequena. Uma causa de pequenas partículas LDL é uma elevação dos triacilgliceróis lipase hepática (HTGL).
4º) Baixo HDL-colesterol: as causas são obesidade, falta de exercícios físicos, envelhecimento, dieta e genética. Um padrão de dieta para baixas concentrações de HDL-colesterol é uma dieta de baixas gorduras e altos carboidratos.

- Tratamento da Dislipidemia Aterogênica.
            A estratégia para o tratamento da dislipidemia aterogênica é baseada em dois passos:
a) Diminuir a resistência insulínica;
b) Dirigir a modificação terapêutica dos componentes individuais do padrão dislipidêmico.
            A resistência insulínica é bem reduzida por restrição calórica e atividade física aumentada. Essas mudanças no hábito de vida que diminuirão as concentrações de insulina sérica e amortecerão as anormalidades lipídicas características da dislipidemia aterogênica. 
            Nos últimos anos tem havido um interesse cada vez maior pelo uso de drogas projetadas especificamente para reduzir a resistência insulínica. Uma droga deste tipo é a Metamorfina e seu alvo bioquímico não é conhecido.

-Tratamento dos Transtornos das Lipoproteínas da Dislipidemia Aterogênica.
            O alvo principal terapêutico para a modificação dos lipídios na dislipidemia aterogênica é o LDL-colesterol sérico elevado.
            Reduzir a ingestão de gorduras contendo ácidos graxos aumentadores de colesterol e ele produzirá alguma diminuição nas concentrações plasmáticas da LDL-colesterol.
            Os objetivos das terapias depende do risco absoluto de DAC do paciente. As estratégias são a primeira linha de terapia nos pacientes de mais alto risco com dislipidemia aterogênica.
            Se, contudo, a combinação entre as droga estatina e a diminuição dos triacilgliceróis não for aceitável, a abordagem prudente pode ser baixa concentração de LDL-colesterol com uma dose mais alta de estatina, assim contrabalanceando em parte o risco de uma baixa concentração de HDL-colesterol.

*HDL: Lipoproteína de Alta Densidade.
*DAC: Doença de Artéria Coronária.
*LDL: Lipoproteína de Baixa Densidade.
*VLDL: Lipoproteína de Muito Baixa Densidade.
*HTGL: Lipase Triglicerídica Hepática.

Fonte: 
- Livro: Tratado de Nutrição Humana na Saúde e na Doença, 9ª edição, volume II, Shills, Olson, Shike, Ross, ed. Manole.

Por Amanda S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário