domingo, 19 de maio de 2013

O Colesterol é o vilão?


O colesterol é um lipídeo que se localiza na estrutura das membranas das células do corpo. Ele pode ser obtido através dos alimentos ou por síntese endógena. Os principais órgãos responsáveis pela produção de colesterol são o fígado e o intestino, que produzem cerca de 25% do colesterol endógeno. O colesterol também é um precursor dos ácidos biliares, hormônios esteroídicos e vitamina D.
Para entender melhor a ação da aterosclerose em nosso organismo, antes é preciso compreender quais são as lipoproteínas que carregam o colesterol e a ação de cada uma no corpo.
  •   LDL (Low Density Lipoproteins): Lipoproteína que carrega o colesterol para as células, constitui o principal veículo de colesterol no sangue. Conhecida como lipoproteína de baixa densidade, tem ações danosas no organismo, pois promove o depósito de gordura nas paredes arteriais. Quanto maior o número dessas partículas no sangue, maior as chances de adquirir a doença aterosclerótica. A LDL é absorvida pela célula através de um processo chamado endocitose mediada. Nesse processo a LDL é capturada pela célula através de receptores, ela se liga a proteínas receptoras específicas concentradas em determinados locais da membrana plasmática que está coberta por uma proteína fibrosa conhecida como clatrina. Os produtos de oxidação da LDL são facilmente capturados pelos macrófagos e formam as células espumosas, que caracterizam as placas ateroscleróticas.
  •  HDL (High Density Lipoproteins): efetuam a remoção de colesterol dos tecidos e são sintetizadas no fígado e no intestino. As HDL ligam-se à superfície dos tecidos periféricos e o excesso de colesterol intracelular é translocado para a membrana plasmática e em seguida para o interior das HDL, como ésteres de colesterol, sendo diretamente absorvidas pelo fígado. 

A ocorrência de aterosclerose depende do nível de colesterol presente nas LDL. O LDL-Colesterol conhecido como “mau” colesterol e o HDL-Colesterol conhecido como “bom” colesterol são assim chamados devido aos papeis que desempenham cada uma dessas lipoproteínas, já que a molécula de colesterol é a mesma. A imagem ruim do colesterol resulta de sua relação com a doença coronariana, mas é preciso entender que esse lipídeo é fundamental para a manutenção da vida, já que ele é o precursor de ácidos biliares, progesterona, hormônios sexuais e vitamina D.

Esse vídeo encontrado no youtube mostra a ação da LDL e da HDL no sangue e sua relação com a formação de placas ateroscleróticas:


Aumentando os níveis de HDL no organismo
Para aumentar a quantidade de HDL recomenda-se:
·         Reduzir a ingestão de açúcares e gorduras trans e insaturadas.
·         Aumentar o consumo de alimentos fonte de gordura vegetal (encontrados no óleo de coco, abacate, nozes, azeitonas e amêndoas) e consumir alimentos fontes de ômega 3, 6 e 9 (peixes salmão, atum e sardinha).
·         Prática regular de exercícios físicos

Fontes: 
Bayardo Baptista, Bioquímica Básica, 2ª Ed.
www.tuasaude.com/colesterol-hdl/  
www.webmd.com/cholesterol-management/hdl-cholesterol-the-good-cholesterol

Shils, Nutrição Moderna na saúde e na doença, 10ª Edição


Por: Larissa Valadares




Nenhum comentário:

Postar um comentário