domingo, 5 de maio de 2013

Indivíduos com maior risco para desenvolver a doença




Indivíduos suscetíveis à aterosclerose








Alguns indivíduos são mais suscetíveis a desenvolver aterosclerose, um dos estudos que aponta isto, foi feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, através de seu departamento de aterosclerose. 


Segue abaixo alguns fatores para identificação dos indivíduos com maior risco de desenvolver a doença aterosclerótica:


-Sexo: masculino > feminino


-Idade: homens ≥ 45 anos


Mulheres após a menopausa.


-Idade avançada (acima de 65 anos)


-Tabagismo


-Hipertensão arterial


-Diabetes melito


-sedentarismo


-Obesidade




A formação da placa aterosclerótica inicia-se por agressão ao endotélio vascular, mediada por esses fatores que acabaram de ser citados, entre outros. Eles desencadeiam a elevação de lipoproteínas aterogênicas (LDL, IDL, VLDL, remanescentes de quilomícrons), e faz com que o endotélio disfuncional apresenta maior permeabilidade às lipoproteínas plasmáticas, favorecendo a retenção destas no espaço subendotelial, ou seja iniciando a formação de placas de gorduras nas artérias. 





A presença da partícula de LDL oxidada leva ainda ao aparecimento de moléculas de adesão, que atraem monócitos e linfócitos para a parede arterial. Estes liberam proteínas quimiotáticas, que causam migração de monócitos para o espaço subendotelial onde se diferenciam em macrófagos, que, por sua vez, captam as partículas de LDL oxidadas. Os macrófagos repletos de lipídeos são chamados células espumosas e são o principal componente das estrias gordurosas, que são as lesões macroscópicas iniciais da aterosclerose. O processo inflamatório mantido estimula a migração e a proliferação de células musculares lisas que irão formar as placas ateroscleróticas.


Sabendo desses fatores, medidas preventivas devem ser tomadas para que haja uma diminuição da taxa de mortalidade ocorridas através da aterosclerose e suas complicações.



Fonte: Giannini, Sérgio Diogo. Aterosclerose Dislipidemias, Ed. 1,1998.
         http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/5275/dislipidemia_aterosclerose_e_fatores_de_risco_para_doenca_cardiovascular.htm

Por Luciana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário