domingo, 5 de maio de 2013

O que é aterosclerose?

Aterosclerose é uma doença que atinge as artérias, onde há uma formação de placas de gordura em suas paredes, culminando na diminuição do diâmetro da artéria ou sua obstrução total.  A formação dessa placa de gordura ocorre devido a infecções crônicas e doenças inflamatórias (lesões, espaços e membranas de células do endotélio), pois através disso as lipoproteínas (HDL e LDL) se infiltram para as camadas mais internas da artéria, lá os LDL (Low-Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de Baixa Densidade) permanecem retidos devido ao seu tamanho (30 nm), enquanto os HDL (High Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de Alta Densidade), que são menores (10 nm), conseguem voltar para o plasma. Quando o LDL é oxidado, libera-se citocinas para o plasma, que são captadas pelos monócitos, os quais se dirigem para a camada mais interna da artéria e fagocitam as lipoproteínas que lá se encontram. Quando os monócitos ficam saturados de triglicerídeos, se transformam em células espumosas.

Já os HDL retiram o colesterol dessas células espumosas e o leva para o fígado, onde será transformado em ácidos bileares. Porém, quando se há uma grande concentração de lipoproteínas no plasma, o papel do HDL não é suficiente, e a quantidade de células espumosas se torna crescente, formando a placa ateromatosa. Essa placa é envolvida pelo músculo liso da artéria e vascularizada por capilares.

Com a formação crescente dessa placa, diminui-se o diâmetro da artéria e com isso o fluxo sanguíneo, causando o quadro conhecido como Aterosclerose.



Fontes: Guyton & Hall - Tratado de Fisiologia Médica - 12ª Ed. 2011
http://www.sciencedaily.com/releases/2012/10/121001125235.htm

- Por Júlia Alencar

2 comentários:

  1. O assunto agora ficou mais esclarecedor.
    Entendo um pouco mais como as artérias ficam entupidas, provocando a Aterosclerose.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho!!!!
    Merece nota 10!!!

    ResponderExcluir