domingo, 23 de junho de 2013

Exercício físico aeróbico: na prevenção e tratamento da aterosclerose.




Exercício aeróbico é aquele que exige presença de oxigênio na produção de energia e propicia queima oxidativa de substâncias energéticas como os carboidratos, gorduras e proteínas . A proporção da utilização dessas substâncias é dependente da quantidade e intensidade de exercícios aeróbicos. A prática regular desse exercício tem sido utilizada e recomendada tanto para prevenção quanto para tratamento da aterosclerose  podendo apresentar melhorias da reatividade arterial . 


Pesquisadores e professores da Universidade Federal de Viçosa(MG) testaram durante seis anos possíveis intervenções geradas pela a atividade física aeróbica, por um estudo controlado (DNASCO), em aproximadamente 140 homens de meia-idade na evolução da aterosclerose .Eles, então, foram orientados para que se exercitassem em intensidade correspondente ao seus limiares ventilatórios (momentos durante o exercício progressivo onde é possível identificar mudanças de vias metabólicas).
Terminando o estudo perceberam que o grupo que sofreu intervenção e não fazia uso de estatina apresentou menor espessura da camada íntima arterial em relação ao grupo controle(sem exercício) o que demonstra que o exercício aeróbico de baixa a moderada intensidade representa fator protetor na evolução da lesão aterosclerótica.
Porém os estudos não ficaram restritos apenas aos humanos, pois camundongos Knockout foram submetidos a uma dieta hiperlipidica e natação(como exercício aeróbico). Estes animais eram deficientes para o receptor de LDL e verificaram que a atividade física aeróbica progressiva além de atenuar a lesão aterosclerótica aumentava o tempo de vida desses animais. O que demonstra que há possibilidade do exercício não somente prevenir a aterosclerose mais também reduzi-la.

 

O treinamento físico aeróbio de moderada intensidade melhora a função endotelial de ambos os experimentos em animais e humanos relatados acima, diminuindo a aterosclerose e aumentando o número de vasos sanguíneos (neoangiogênese). Havendo também evidências que retratam que esse tipo de treinamento diminui o estímulo à liberação de citocinas pró-inflamatórias assim como pode levar à diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. O exercício, também, pode atuar para amenizar dislipidemias, diabetes, obesidade e hipertensão.



Exercício físico aeróbico  aumenta, de acordo com pesquisas de Tatiana Ramos doutoranda em Ciências Biológicas de Belo Horizonte (MG),a sensibilidade à insulina, ou seja, a captação de glicose pelos miócitos e adipócitos serão mais facilitadas .Observa-se, também, diminuição das concentrações de triacilgliceróis e do colesterol LDL, pois com a prática de exercícios pode ser alterado a síntese de enzimas controladoras dos níveis de gordura do sangue, como por exemplo a LPL (lipoproteinolipase).Essa enzima aumenta os níveis de colesterol HDL e degrada/destrói os triglicerídeos.

Um fator importante no aspecto da Hemodilatação (os vasos sanguíneos dos músculos ficam mais largos)ocorrido devido aos exercícios  é o óxido nítrico, pois sua propriedade é utilizada no processo de relaxamento do músculo liso da parede do vaso aumentando seu fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial podendo, assim, fornecer aos músculos maiores quantidades de nutrientes.



Com isso recomenda-se práticas de exercício mostrada a baixo, embora saibamos que cada indivíduo deve ser orientado individualmente tendo aqui apenas uma aproximação.

Com a adoção de tal recomendação é possível diminuir a frequência de doenças cardíacas, os fatores de risco, e modificar o perfil lipídico.
Por Bianca Araujo
 

Referências:
 http://www.efdeportes.com/efd168/aterosclerose-e-exercicio-fisico.htm
 http://maisequilibrio.terra.com.br/o-colesterol-e-a-atividade-fisica-5-1-4-248.html
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922010000500013&lang=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2006001800036&lang=pt
http://www.infoescola.com/educacao-fisica/exercicios-aerobicos/
http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/15001/limiares-ventilatorios#ixzz2WyVpF7bP

Nenhum comentário:

Postar um comentário